quinta-feira, 5 de março de 2009

Jurassic Park

Jurassic Park (Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros, Brasil) é um filme estadunidense de 1993, do gênero ficção científica, dirigido por Steven Spielberg e com roteiro baseado no livro homônimo de Michael Crichton.
O filme foi produzido pelos estúdios Amblin Entertainment, Universal Pictures e WNET New York. A trilha sonora é de John Williams, a direção de fotografia de Dean Cundey, o desenho de produção de Rick Carter, a direção de arte de John Bell e William James Teegarden, a edição de Michael Kahn, e os efeitos especiais de Industrial Light & Magic e Stan Winston Studio.


SINOPSE
John Hammond, presidente de uma empresa de biotecnologia chamada InGen, consegue clonar dinossauros através de DNA extraído de mosquitos fossilizados em âmbar. Visando lucrar muito, constrói em uma ilha costa-riquenha um zoológico e parque de diversões com dinossauros, o Jurassic Park. Entretanto, para supervisionar a segurança do parque, os executivos exigem uma inspeção por dois especialistas. Então, Hammond convoca o paleontólogo Alan Grant e o matemático Iam Malcolm. Junto com eles, Ellie Sattler, amiga de Grant, os netos de Hammond, Alex e Tim, e o advogado Donald Gennaro. Durante a visita, o controlador Dennis Nedry, subornado pela rival da InGen, desliga todo o parque a fim de roubar os embriões de dinossauros. Com os animais à solta, todos tentam escapar com vida.

ELENCO PRINCIPAL

Sam Neill .... Alan Grant
Laura Dern .... Ellie Sattler
Jeff Goldblum .... Ian Malcolm
Sir Richard Attenborough .... John Hammond
Bob Peck .... Robert Muldoon
Martin Ferrero .... Donald Gennaro
B.D. Wong .... Dr. Henry Wu

Samuel L. Jackson .... Ray Arnold
Ariana Richards .... Alexis "Lex" Murphy
Joseph Mazzello .... Timothy "Tim" Murphy
Wayne Knight .... Dennis Nedry
Gerald R. Molen .... Gerry Harding
Miguel Sandoval .... Juanito Rostagno


DINOSSAUROS
Os seguintes dinossauros aparecem no filme:
Brachiosaurus: Um dos maiores e mais altos dinossauros que ja existiram. É herbívoro, e media cerca de 16 metros de altura.
Dilophosaurus: Conhecido por seu veneno, semelhante a uma gosma, que é lançado pelos seus leques, isso cega sua presa, dando vantagem ao Dilophosaurus.
Gallimimus: Animal semelhante a um avestruz. Era onívoro, e podia alcançar grandes velocidades durante a fuga de um predador.
Tirannosaurus rex: Pode-se dizer que é o dinossauro mais famoso de todos. Conhecido por ter sído um grande e voraz carnívoro, atingindo cerca de 6 metros de altura, equivalente a um prédio de dois andares.
Triceratops: Herbívoro conhecido por ter sído o "principal inimigo" do Tirannosaurus rex, e por possuir três grandes chifres em sua cabeça, além de um grande "escudo" no alto da mesma.
Parassaurolophus: Animal de grande porte, famoso pelo seu "bico de pato" e seu "tubo" na cabeça.
Velociraptor : Um dos dinosaurus mais ágeis que ja existiram. Era pequeno, porém muito voraz.
O velociraptor, no filme, ganhou estatura e comprimento anormais da espécie. Seu tamanho foi aumentado, segundo o diretor, para torná-lo mais assustador. No livro original, os velociraptores já eram descritos em tamanho aumentado. O velociraptor verdadeiro possui apenas um metro de altura e dois metros de comprimento. Pode-se confundir os do filme com o Deinonychus, espécie maior e muito parecida com os velociraptores.


PRINCIPAIS PRÊMIOS E INDICAÇÕES
Oscar 1994 (EUA)
Venceu nas categorias de melhores efeitos especiais, melhores efeitos sonoros e melhor som
Prêmio Saturno 1994 (EUA)
Venceu nas categorias de melhor diretor, melhor filme de ficção científica, melhor roteiro e melhores efeitos especiais
Indicado nas categorias de melhor atriz (Laura Dern), melhor figurino, melhor trilha sonora, melhor atuação de ator/atriz jovem (Joseph Mazzello e Ariana Richards), melhor ator coadjuvante (Jeff Goldblum e Wayne Knight)
Academia Japonesa de Cinema 1994 (Japão)
Venceu na categoria de melhor filme estrangeiro
BAFTA 1994 (Reino Unido)
Venceu na categoria de melhores efeitos especiais
Indicado na categoria de melhor som


CURIOSIDADES
A Ilha Nublar foi o local onde ocorreram os eventos de Jurassic Park, tanto no livro quanto no filme. Nessa ilha da Costa Rica se localizavam as instalações originais do Parque dos Dinossauros. John Hammond, o dono do parque, não havia poupado despesas para realizar seu sonho de clonar dinossauros.
No livro Parque dos Dinossauros, de Michael Crichton, o personagem John Hammond anuncia orgulhoso que o guia turístico do parque é o ator Richard Kiley, conhecido nos Estados Unidos. No filme, o diretor Steven Spielberg convidou o próprio Richard Kiley para interpretar a si mesmo nesta cena.
Em determinada cena do filme, um copo d'água quebra com o estrondo provocado pelos passos dos dinossauros. Na verdade, o copo foi quebrado utilizando uma nota aguda de guitarra, que deu à cena a exata idéia que o diretor Steven Spielberg queria.
O ator William Hurt chegou a ser convidado para interpretar o Dr. Alan Grant, mas recusou o papel sem nem mesmo ler o roteiro original do filme.
É a 11ª maior bilheteria de todos os tempos, com mais de US$914 milhões de dólares arrecadados. Na época, foi o filme mais assistido da história, mas em março de 1998 perdeu esse título para Titanic, lançado em dezembro de 1997
.

0 comentários:

Postar um comentário